fbpx
 

Gonçalvestur

A Gonçalvestur – Associação Pró-Turismo de Gonçalves (MG) nasceu para agregar estabelecimentos voltados ao atendimento de turistas – pousadas, restaurantes, bares, fábricas de geleias e receptivo – em busca da tranquilidade e das belezas naturais dessa porção da Serra da Mantiqueira.

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e com o único objetivo de estimular e promover o turismo nessa região montanhosa do sul de Minas Gerais, sempre manteve o propósito de fortalecer esse segmento, que representa importantíssima fonte de renda para o município.
Com isso, todos ganham: o visitante, que é bem recebido e conta com diversas opções para se hospedar e aproveitar o que Gonçalves tem de melhor em se tratando de belezas naturais, de gastronomia e de arte; os moradores, que contam com os recursos gerados pelo turismo para manter seus negócios e seus empregos, aquecendo a economia; e os novos moradores que escolheram investir e, a maioria, viver com mais sossego em meio às montanhas.
O projeto mais conhecido da Gonçalvestur foi criado em 2010 em parceria com a prefeitura municipal: o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que com o passar dos anos e em sua 6ª edição em 2017, entrou para o calendário de eventos anuais do município e da região. Em 2016, atraiu mais de 10 mil pessoas que puderam experimentar as delícias oferecidas pelos participantes e aproveitar diversas oficinas relacionadas à gastronomia, cursos de fotografia, passeios em carro de boi e visitas a hortas e a pomares orgânicos, além de shows de artistas e de grupos locais.
O foco de trabalho da Gonçalvestur é fomentar e melhorar permanentemente a troca entre quem escolhe Gonçalves como seu roteiro de turismo e quem está aqui para recepcionar, de forma que o visitante não só queira retornar, mas que nos ajude a divulgar essa pequena pérola da Mantiqueira de forma permanente.

Selecione uma categoria abaixo e confira os nossos associados: